Ricardo Taves: Corinthians e o mercado: quem chega e quem sai


Janela europeia, “janelinha” brasileira de transição entre estaduais e Brasileirão, e chovem especulações, informações desencontradas, pedidos de contratação e tudo que o torcedor já está acostumado quando o mercado da bola está agitado. Quem vem? Quem sai? Seria uma boa?

O blog resolveu dar uma condensada nas notícias, verificar possibilidades, analisar, e claro, abrir para os comentários dos leitores. O Corinthians se dará bem nesse período? 


Jorge Henrique é quase uma certeza

A saída do motorzinho é praticamente certa. Só não vou dizer que é 100% pois no futebol, como dizem, tudo muda muito rápido. A tendência, contudo, é que Jorge Henrique deixe o Corinthians depois do excesso de indisciplinas coroadas por uma mentira em grande estilo no final.  

Muitos argumentam por aqui que ele merece mais uma chance. A questão é que o camisa vinte e três já recebeu várias. Não é a primeira vez que ele aprontou. É a primeira que se tornou pública. Não dá para bancar um jogador e perder o controle nos outros trinta. Se um pode, todos podem. O caminho natural é a porta de saída.

Falarei mais de JH quando sua saída for consumada. Agradecer e tudo mais. Foi grande nome por aqui e todos reconhecem o fato. 

O destino do atacante-meia-lateral deve ser o Botafogo. Apesar do possível interesse do Santos e do público interesse do Bahia, o clube do Rio de Janeiro, ex-clube do cara, deve oferecer o volante Renato ou o meio-de-campo Andrezinho na transação.

Paulinho aguarda proposta

Nosso camisa oito é objeto de desejo de muitos clubes europeus. Propostas já chegaram em outras oportunidades, ele ficou, mas recebeu a palavra da diretoria que no futuro, quando uma nova oferta chegasse, seria liberado. Compromisso é compromisso e a questão, pelo menos para o atleta, vai além do dinheiro. 

O problema não é o Audax, porque o Corinthians poderia comprar a fatia que pertence ao clube-empresa. A questão não é salarial, afinal um (outro) aumento seria certamente dado. Vai além, é a vontade do cara de vencer no  futebol europeu.

O volante espera uma oferta da Inter de Milão. O ucraniano Shakthar Donetsk já sondou, ofereceu um caminhão de dinheiro, mas pelo visto não seduziu. 

Eu acho que Paulinho sai. O trunfo corinthiano é a proximidade da Copa do Mundo. Dependendo do papo com Felipão, o cara pode ficar mais um ano.

Julio César respirará novos ares

O goleiro prata da casa aguarda uma proposta. Com o Vasco da Gama não deu certo. O Criciúma acenou, mas não evoluiu. Aguardemos.

Chicão cumprirá o contrato

Apareceram rumores sobre uma possível saída para o Criciúma. No caso de Chicão, mesmo na reserva, seria um declínio desnecessário nesse momento. Deve cumprir o contrato até o final do ano e depois pode ser que saia. 

Ralf e Edenílson não saem

Os dois receberam sondagens e propostas devem chegar. Não acredito na saída. O Corinthians vai segurar.

Romarinho é uma possível saída

Esse é um caso que me preocupa. Romarinho tem a carreira agenciada por Carlos Leite, um dos empresários mais ambiciosos do mercado. A primeira proposta, do Bayer Leverkusen, veio na casa dos R$ 31 milhões. Se apertarem um pouco mais, acho que o clube negocia. Encaixa no perfil de perder dois ou três atletas.


Maldonado e Walter já fazem parte do grupo

O volante Maldonado e o goleiro Walter foram apresentados ontem. O chileno já está regularizado no BID e se Tite quiser poderá ser aproveitado contra o Botafogo. O goleiro veio para ser reserva.

Maldonado é (foi) um ótimo volante. Depois de uma séria contusão no joelho, que tratou no CT, recebeu o convite para um “contrato de risco” até o final da temporada. Foi contratado porque se cuidou com muita disciplina e profissionalismo e por incrível que pareça isso não é algo normal no cotidiano do futebol. 

É um cara experiente, bom de bola e que se jogar o que pode, ou o que já jogou no passado, convencerá torcida e diretoria. Para quem tanto reclamou que não tínhamos um reserva para Ralf, acho uma boa solução. 

Tempo ao tempo. Deixem o cara jogar e depois se for o caso cornetem.

Ibson e o “prejuízo” financeiro

Ibson não é volante. Acho que a melhor definição pra ele é terceiro homem do meio-de-campo. É bom jogador, mas acumula passagens não muito proveitosas por Santos e Flamengo. No Santos, aliás, vivia seu melhor momento, mas inexplicavelmente forçou a saída para o Rio de Janeiro. Legal, é a cidade natal dele, mas o Flamengo todos nós sabemos que não é exatamente o clube mais confiável para trabalhar. 

A declaração do seu empresário que admite um “prejuízo” financeiro reflete que o Corinthians não está disposto a pagar um salário de estrela para o cara. Que venha, mostre valor e depois receba a compensação.

Mais do que o tal “prejuízo”, que Ibson se prepare para mostrar muito serviço. Chegará ao clube como reserva e muito, mas muito atrás de Danilo, Romarinho, Douglas e até mesmo o contundido Renato Augusto.

Renato ou Andrezinho?

Se confirmada a especulação de Jorge Henrique no Botafogo e esses forem os jogadores oferecidos, não é uma escolha fácil. Tanto Renato (volante) quanto Andrezinho (meia), chegariam para posições que o Corinthians tem fartura. Ainda mais se confirmada à contratação de Ibson.

Renato tem muita experiência, ficou muito tempo na Europa, mas não vingou no Botafogo. Andrezinho é excelente cobrador de faltas e por onde passa é reserva. Entre um ou outro eu escolheria Renato, mas sinceramente, a princípio, não me parecem boas opções.

Fernando Gago

O Diário Olé da Argentina veiculou uma notícia dizendo que a renovação de Gago com o Velez Sarsfield pode emperrar por um possível interesse do Corinthians e São Paulo no cara. Os direitos econômicos do argentino pertencem ao Valencia.

Sinceramente? Passo. Vem sofrendo constantemente com contusões e mesmo sendo titular da seleção argentina não me parece o perfil de jogador para o Coringão. 

Jocinei

Meio-de-campo do Rio Claro, vice-campeão da Série A-2. Não vi jogar e fui buscar informações com o colega Lucas Ventura, repórter da Web Rádio Lusa e que acompanhou de perto.

As referências foram boas. Terceiro homem do meio, canhoto, chute forte e chegada à frente. Lembra o perfil de Elias que na Ponte atuava em posição semelhante e no Corinthians foi recuado. 

A chegada é bastante possível e deve se confirmar nos próximos dias.

Wanderson

Zagueiro que disputou a Série A-3 pelo Sertãozinho. Segundo Nilson Duarte, narrador da Rádio Cruzeiro FM de Sorocaba que trabalhou em São Bento 3×3 Sertãozinho, é apenas regular. Ok, um jogo apenas, mas é uma impressão.

_________________________________________________________________________________

A realidade é que não é momento para grandes contratações. Essa janela para o Corinthians funciona como uma pequena transição. Quem sair, a reposição vem do elenco e alguém chega como aposta. Paulinho é um cara insubstituível e não adianta procurar jogador por aí para substitui-lo, pois sairia muito caro. Trazer caras do interior é uma fórmula que funcionou algumas vezes e vale a pena ser repetida.

O grupo é forte, o elenco excelente e a preocupação está em fazer um grande Brasileirão. Em dezembro, aí sim, é hora de contratações mais fortes e pontuais. Foi assim esse ano com Gil, Renato Augusto e Alexandre Pato.